Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

FUMAÇA BRANCA NA CAPELA SISTINA: HABEMUS PAPAM

Papa Francisco acena ao chegar ao encontro com jornalistas no Vaticano, neste sábado (16) (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)


Argentino, Francisco é o primeiro papa latino-americano e das Américas, um jesuíta intelectual que modernizou a conservadora Igreja Católica argentina.

Conhecido até esta quarta-feira como Jorge Bergoglio, de 76 anos, Francisco é citado como um homem humilde que negou a si mesmo os luxos que foram antes desfrutados por outros cardeais em Buenos Aires. Há informações de que no último conclave, em 2005, ele ficou em segundo lugar em várias rodadas de votação antes de desistir de concorrer na disputa que elegeu Bento 16 Grupos de partidários seguraram bandeiras argentinas na Praça de São Pedro enquanto Francisco, vestido com uma simples roupa branca, fez sua primeira aparição pública como papa. "Irmãs e irmãos, boa noite", disse antes de fazer uma referência a suas raízes latino-americanas, região que tem cerca de 40% dos católicos romanos do mundo.
Bergoglio frequentemente pegou o ônibus para ir ao trabalho, cozinhou suas próprias refeições e visitou regularmente as favelas que cercam a capital argentina, Buenos Aires. Ele considera que o alcance social, em vez de batalhas doutrinais, é a questão essencial da Igreja. Ele acusou colegas da Igreja de hipocrisia e de esquecer que Jesus Cristo banhou leprosos e alimentou-se juntamente com prostitutas. "Jesus nos ensina de outra forma: Saiam. Saiam e compartilhem seu testemunho, saiam e interajam com seus irmãos, saiam e peçam: Tornem-se o mundo em corpo assim como em espírito", ele disse a padres argentinos no ano passado.
O Papa Francisco começa seu papado dando claros sinais de humildade e sabedoria. 
Glória a Deus nas alturas, e Paz na Terra aos homens de boa vontade!
Seja bem vindo, Francisco! A igreja precisa de um Papa como você!

Nenhum comentário: